O MESTRE SAPO, A PASSAGEM DO QUARTETO ABERRÊ POR SÃO LUÍS E A (DES)CONSTRUÇÃO DO "MITO" DA "REAPARIÇÃO" DA CAPOEIRA NO MARANHÃO DOS ANOS 60

Authors

  • Roberto Augusto A. Pereira Rede Municipal de Ensino de São Luís (MA)

Abstract

Resumo: O presente artigo trata a respeito da (des)construção do "mito" criado em torno da "reaparição" da capoeira no Maranhão nos anos 1960, quando após a passagem por São Luís, do "Quarteto Aberrê", em 1966, liderado pelo Ms baiano Canjiquinha (Washington Bruno da Silva), um de seus integrantes, Anselmo Barnabé Rodrigues, mais conhecido como Ms Sapo, fixa residência na cidade e se torna a principal personagem da capoeira maranhense. Ao longo dos anos 70, os grandes jornais de circulação local reproduzem o discurso expresso pelo MS Sapo de que ele seria o responsável pela "reaparição da capoeira no Maranhão", vindo a convite do então governador José Sarney para "desenvolver a capoeira no Estado".

Palavras-Chave: Quarteto Aberrê, capoeira do Maranhão, discurso do Ms. Sapo

 

MASTER SAPO, QUARTETO ABERRÊ PERFORMANCES IN SÃO LUÍS AND THE "MYTH" INVOLVING THE REBIRTH OF CAPOEIRA IN MARANHÃO IN THE 1960S

Abstract: This essay approaches the (de)construction of the "myth" involving the "rebith" of Maranhão's capoeira in1960s, after a few performances in São Luís by "Quarteto Aberrê", lead by M. Canjiquinha (Washington Bruno da Silva). After that, Anselmo Barnabé Rodrigues, a group member, better known as M. Sapo, moved to São Luís, and became the main personality in Maranhão's capoeira. Around the 1970's, the main newspapers of the state perpetuated M. Sapo's discourse that he had brought capoeira to Maranhão, invited to the governor on that time José Sarney.

Keywords: M. Sapo's discourse, Maranhão's capoeira, Quarteto Aberrê

Published

2010-06-20

Issue

Section

Artigos