REPRESENTAÇÕES DO NACIONALISMO EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO: UM ESTUDO SOBRE A “GRANDE IMPRENSA” MINEIRA (1949-1950)
Resumen
A IV Copa do Mundo de futebol sediada no Brasil, em 1950, se prestou como plataforma política para o governo brasileiro legitimar sua posição ideológica de alinhamento ao projeto liberal-capitalista em curso naquele contexto. Neste artigo são analisadas as estratégias políticas adotadas no sentido de difundir, por meio da “grande imprensa”, como o jornal Estado de Minas, representações de uma autoimagem que se projetava da nação. Nesse sentido, o periódico buscou construir uma imagem positiva do país ao creditar a suposta superioridade da seleção em razão de seu estilo de jogo, resultado das características miscigenadas do povo brasileiro e, simultaneamente, procurou enaltecer a imagem do povo e dos governantes ao destacar a capacidade de realização dos políticos e dos trabalhadores.
Palavras-chave: futebol; nacionalismo; representação; imprensa.
Representations of nationalism in the World Cup times: a survey of leading newspapers from Minas Gerais (1949-1950)
Abstract: Football World Cup IV, held in Brazil in 1950, served as a political platform for the Brazilian government to legitimate its ideological alignment with the liberal capitalist project of the time in that context. This paper investigates the political strategies adopted to publicize representations of a self-image of Brazil through leading newspapers such as Estado de Minas. Estado de Minas Gerais sought to construct a positive image of Brazil by attributing a supposed superiority of the Brazilian football team to its original playing style, a result of the miscegenation of the Brazilian people, at the same time that it praised the image of the Brazilian people and politicians by highlighting their capacity of achievement.
Keywords: Football; nationalism; representation; press.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo ou resenha, o autor concorda em ceder o direito autoral para a publicação do texto na revista.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso imediato e aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita das pesquisas favorece a circulação global de conhecimento.