PASOLINI, O “CRONISTA-ESPORTIVO”: DRAMA, PAIXÃO E OLIMPÍADAS DE 1960
Resumen
Resumo: Este ensaio tem como objetivo a análise de três crônicas publicadas pelo cronista-esportivo Pier Paolo Pasolini no transcorrer dos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma para a revista “Vie Nuove”. Por meio de uma escrita singular, mesclando drama, paixão e crítica, Pasolini nos revela os bastidores do evento, na sua cidade natal, por meio de anedotas e encontros inusitados. Muito mais do que um simples espectador, o autor italiano, tomado pela paixão esportiva, discorre sobre questões caras, entre outras: amadorismo e profissionalismo, espetacularização do esporte, e impactos dos eventos esportivos. São crônicas recheadas de drama, que se desenrolam na transição profissional do intelectual das letras para o cinema. O esporte, por meio da sua pluma, se aproxima da arte e guarda estreitas relações com os elementos societários nos quais Pasolini estava inserido.
Palavras-chave: Pasolini; Jogos Olímpicos de 1960; Crônicas esportivas.
Pasolini, the “sports-chronicler”: drama, passion and 1960’s Olympics
Abstract: This essay aims to analyze three chronicles published by sports-chronicler Paolo Pasolini during the 1960 Olympic Games in Rome, Italy, for the magazine “Vie Nuove”. Through a unique writing, mixing drama, passion and criticism, Pasolini reveals the backstage of the event, in his hometown, through anecdotes and unusual encounters. Much more than a simple spectator, the Roman author, taken by his passion for sports, discusses crucial issues such as: amateurism and professionalism, spectacularization of sport, impacts of sporting events, among others. These are drama-laden chronicles that unfold in the professional transition of the intellectual from letters to cinema. Sport, through its feather, approaches art and maintains close relationships with the societal elements in which Pasolini was inserted.
Keywords: Pasolini; 1960 Olympic Games; Sport chronicles.
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