EL PATO: DE JUEGO SOCIAL A DEPORTE DE ELITE
Resumen
Resumen: El pato es un juego ancestral argentino practicado con caballos y un pato. El mismo fue incorporado por los gauchos y rechazado por la oligarquía. Actualmente luego de ser convertido en deporte por Rosas, prohibido y recuperado por Perón como deporte nacional esa misma oligarquía se lo apropió y practica como deporte de competición. En otros lugares del país, alejados de la "industria del deporte" se sigue enseñando y practicando entre la "otra parte de la sociedad nacional".
Palabras Claves: juego ancestral, deporte, antropologia lúdical
O PATO: DE JOGO SOCIAL A UM ESPORTE DE ELITE
Resumo: O Pato é um jogo ancestral argentino praticado com cavalos e um pato. O mesmo foi incorporado pelos gaúchos e rejeitado pela oligarquia. Atualmente, após ser convertido em esporte por Rosas, proibido e recuperado por Perón como esporte nacional, essa mesma oligarquia se apropriou dele e o pratica como esporte de competição. Em outros lugares do país, desprovidos da "indústria do esporte", continua sendo treinado e praticado entre a "outra parte da sociedade nacional".
Palavras-Chave: jogo ancestral, esporte, antropologia lúdica
EL PATO: FROM A SOCIAL GAME TO AN ELITE SPORT
Abstract: The pato is an ancestral Argentinean game practiced with horses and a duck. The same one which was incorporated by the gauchos and rejected by the oligarchy. At the moment after being transformed into sport by Roses, forbidden and recovered by Perón like national sport that same oligarchy appropriated it and practices like competition sport. In other places of the country, far from the "industry of the sport" it continues becoming trained and practicing among the "another part of the national society."
Keywords: ancestral game, sport, ludic anthropology
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo ou resenha, o autor concorda em ceder o direito autoral para a publicação do texto na revista.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso imediato e aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita das pesquisas favorece a circulação global de conhecimento.