TORCEDORES COMO PRODUTORES: POR UMA ABORDAGEM COMUNICACIONAL DAS CULTURAS TORCEDORAS
Resumo
Resumo: Este trabalho tem dois objetivos: 1) estabelecer um diálogo entre duas correntes de estudos que se dedicam a fenômenos semelhantes, mas que historicamente se desenvolveram atreladas a disciplinas distintas: estudos sobre torcedores e sobre fãs de cultura pop; e 2) propor uma abordagem para os estudos do futebol que seja capaz de incluir aspectos já correntes nos estudos de cultura pop e que possibilitariam a compreensão das práticas de torcedores no atual contexto midiático. O argumento aqui é que a proximidade dos estudos de cultura pop da comunicação e dos estudos culturais possibilitou que esta corrente fosse mais porosa aos desenvolvimentos dos estudos de recepção e do consumo do que as pesquisas sobre torcedores, historicamente mais atreladas a sociologia, psicologia e antropologia. Consequentemente, a noção do fã como produtor, que ficou ainda mais forte na área de cultura pop com a popularização de ferramentas digitais, ainda não foi suficientemente incorporada nos estudos sobre torcedores.
Palavras-chave: Torcedores; Futebol; Cultura pop; Cultura fã.
Supporters as producers: for a communicational approach of football supporting cultures
Abstract: This paper has two purposes: 1) establish a dialogue between two lines of study dedicated to similar phenomena that however developed historically attached to distinct disciplines: studies about supporters and about pop-culture fans; and 2) propose an approach for football studies that is able to include aspects already prevalent in pop-culture studies and that would enable an understanding of supporter practices in the current media environment. My argument here is that the proximity of pop-culture fandom research with communication and cultural studies enabled this line to be more responsive to the developments in audience studies than research about sport fans, historically more connected to sociology, psychology and anthropology. As a result, the idea of the fan as producer, which got even stronger in the pop-culture field with the popularisation of digital tools, has not been significantly incorporated into studies about supporters.
Keywords: Supporters; Football; Pop culture; Fandom culture.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo ou resenha, o autor concorda em ceder o direito autoral para a publicação do texto na revista.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso imediato e aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita das pesquisas favorece a circulação global de conhecimento.