TEXTOS, LEITORES E PÓS-MODERNISMO: O ROMANCE COMO FONTE NA HISTÓRIA DO ESPORTE

Autores

  • Martin Johnes Swansea University

Resumo

Resumo: Este artigo examina os recentes apelos para a uma maior utilização de ficção como fonte para a História do Esporte. Influenciados por ideias pós-modernistas e por uma apreciação da natureza mediada de grande parte do esporte, historiadores como Jeff Hill sugerem que a ficção seria uma "força social" que moldava como as pessoas compreendiam o mundo ao seu redor. De forma semelhante, Jonathan Rose clamou por uma história dos leitores, não apenas dos textos. Este artigo explora tais ideias através do exemplo de um romance sobre boxe, de 1953. Argumenta-se que, apesar do poder de persuasão das ideias pós-modernas, colocá-las em prática é muito difícil. Romances são fontes inestimáveis para a História do Esporte, que tanto refletem como contribuem para o contexto em que são produzidos. No entanto, provar tais afirmações é problemático, especialmente ao lidar com obras de ficção esportiva há muito tempo esquecidas. Ainda assim, um estudo da recepção e da influência de romances pode mostrar que o pós-modernismo não deve ser descartado como uma postura abstrata ou como um sinal do fim da História, mas como um apelo para reivindicações mais sutis e modestas sobre o que podemos conhecer do passado.

Palavras-Chave: ficção, literatura, pós-modernismo

 

TEXTS, AUDIENCES, AND POSTMODERNISM: THE NOVEL AS SOURCE IN SPORT HISTORY

Abstract: This paper examines recent calls for a greater use of fiction as source material for sport history. Influenced by postmodern ideas and an appreciation of the mediated nature of much sport, historians such as Jeff Hill have suggested that fiction was a "social force" that shaped how people understood the world around them. In a similar vein, Jonathan Rose has called for a history of audiences rather than just texts. This paper explores such ideas through the example of a 1953 boxing novel. It argues that despite the persuasiveness of postmodern theoretical positions, actually putting them into practice is very difficult. Novels are invaluable sources for sport history, and they did both reflect and contribute to the context that produced them, but proving such claims is problematic, especially when dealing with long-forgotten works of sporting fiction. Nonetheless, an exploration of the reception and influence of novels shows that postmodernism should not be dismissed as abstract posturing or a signal of the end of history but rather as a call for more nuanced and modest claims about what we know about the past.

Keywords: fiction, literature, postmodernism

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Publicado

2010-12-20

Edição

Seção

Artigos