O KAMA-SUTRAS: DE VATSYAYANA A RICHARD FRANCIS BURTON / THE KAMA-SUTRA: VATSYAYANA TO RICHARD FRANCIS BURTON

Autores

  • Felipe Salvador Weissheimer Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marlene de Fáveri Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Dentre os vários Kama-sutras difundidos no mercado, a versão clássica foi escrita por Vatsyayana (século I-IV, aproximadamente) e publicada na Inglaterra em 1883 pela Sociedade Hindu Kama-Shastra. Richard Francis Burton foi o membro de maior importância na Sociedade Hindu Kama-Shastra, pois, além de fomentar a publicação, auxiliou na tradução, editou e enunciou vários comentários ao longo da obra. Em seus comentários, percebemos que o projeto da tradução e publicação do Kama-sutras visava em especial à instituição de “novas” práticas sexuais aos seus contemporâneos. Neste sentido, buscamos analisar (não somente a tradução inglesa do Kama-sutras, mas, também, outros textos que estiveram no emaranhado de relações interdiscursivas), as representações, intervenções e disciplinas, construídas social e culturalmente, tendo vistas à antiguidade indiana e a Inglaterra do final do século XIX, que incidiram sobre os corpos e sobre as identidades dos sujeitos daquele contexto.

Biografia do Autor

Felipe Salvador Weissheimer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Felipe Salvador Weissheimer é doutorando em História pelo PPGH-UDESC, bolsista Promop-UDESC. Possui graduação em História pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduação em Teorias Psicanalíticas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) e mestrado em História do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Marlene de Fáveri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Marlene de Fáveri possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor associado nível 6 da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, segunda guerra mundial, gênero, mulheres e história.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos