VIDEOGAMES E AS ESTRATÉGIAS MILITARES: OS FIRST PERSON SHOOTERS (FPS) NA DEFESA NORTE-AMERICANA/ VIDEO GAMES AND MILITARISM: THE FPS IN THE NORTH AMERICAN DEFENSE

Autores

  • Marcelo Carreiro da Silva

Resumo

Presente nos jogos eletrônicos desde suas origens, a temática militar foi a principal responsável pela maturação dos videogames em sofisticadas produções audiovisuais, com um mercado já superior ao cinematográfico. Em parceria cada vez mais estreita com as produtoras de jogos, as forças armadas vêm utilizando videogames como ferramentas de treinamento de tropas -- e como uma eficiente estratégia de propaganda. O artigo analisa a gênese dessa “gamificação da guerra” nos jogos de tipo First Person Shooters (FPS), o estabelecimento de um “complexo militar-entretenimento” e suas consequências imediatas no cenário atual de defesa.

Biografia do Autor

Marcelo Carreiro da Silva

Doutor em História Comparada (PPGHC/UFRJ) com doutorado-sanduíche na Freie Universität Berlin; mestre em Segurança, Defesa e Relações Internacionais (Pró-Defesa/UFRJ); graduado em História (UFRJ) e Processamento de Dados (PUC-Rio) e com especialização em História e Cinema (UFRJ). Atua como pesquisador associado ao Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) e como professor colaborador no curso online de pós-graduação em Relações Internacionais do Clio Internacional, no Rio de Janeiro.VIDEOGAMES E MILITARISMO: OS First Person Shooters (FPS) NA DEFESA NORTE-AMERICAN

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos