VIDEOGAMES E AS ESTRATÉGIAS MILITARES: OS FIRST PERSON SHOOTERS (FPS) NA DEFESA NORTE-AMERICANA/ VIDEO GAMES AND MILITARISM: THE FPS IN THE NORTH AMERICAN DEFENSE
Résumé
Presente nos jogos eletrônicos desde suas origens, a temática militar foi a principal responsável pela maturação dos videogames em sofisticadas produções audiovisuais, com um mercado já superior ao cinematográfico. Em parceria cada vez mais estreita com as produtoras de jogos, as forças armadas vêm utilizando videogames como ferramentas de treinamento de tropas -- e como uma eficiente estratégia de propaganda. O artigo analisa a gênese dessa “gamificação da guerra” nos jogos de tipo First Person Shooters (FPS), o estabelecimento de um “complexo militar-entretenimento” e suas consequências imediatas no cenário atual de defesa.Téléchargements
Publié-e
2016-12-27
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).