NOTÍCIAS DE ESCOLAS E ASSOCIAÇÕES ÉTNICAS ITALIANAS NA IMPRENSA DE CAXIAS DO SUL/RS E JUIZ DE FORA/MG (1880 - 1914)/NEWS ABOUT ETHNIC ITALIAN SCHOOLS AND ASSOCIATIONS IN THE PRESS OF CAXIAS DO SUL/RS AND JUIZ DE FORA/MG (1880 - 1914)

Autores

  • Terciane Ângela Luchese Programa de Pós-Graduação em História Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Caxias do Sul
  • Maysa Gomes FUMEC/MG

Resumo

Este estudo discute a inscrição social das escolas étnicas italianas nas cidades de Caxias do Sul, RS e Juiz de Fora, MG. Nosso objetivo é analisar e compreender a promoção da escolarização de crianças filhas de imigrantes no contexto de grupos sociais distintos. Consideramos as relações sociais oriundas da vida dos imigrantes e investigamos como estes elementos se relacionam com a construção de um processo educacional escolar e cultural a partir das notícias publicadas nos jornais. Selecionamos alguns aspectos presentes nos impressos pesquisados tais como: a organização, os professores e sua formação, bem como os rituais, a exemplo das festividades decorrentes de datas comemorativas e dos exames escolares, para o período de 1880 a 1914, período mais intenso de investimentos nesse tipo de organização escolar. Tomamos como referencial teórico a História Social e Cultural, e, metodologicamente, efetivamos a análise documental principalmente de jornais como O Cosmopolita (Caxias do Sul) e o Jornal do Comércio (Juiz de Fora) além de outras fontes. Pensar como eram dadas a ver as escolas italianas em dois espaços geográficos diferenciados, comparando-os, torna-se relevante para compreendermos as singularidades e as interlocuções dos processos históricos educacionais.

Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, Programa de Pós-Graduação em História Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em História (UCS) Mestre em História (PUC/RS) Doutora em Educação (UNISINOS) Pesquisadora CNPq

Maysa Gomes, FUMEC/MG

Graduada em Ciências Sociais (UFMG), mestre em Educação (PUC/MG), doutora em Educação (UFMG), pós-doutora em Educação (UFMG).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos