NOTÍCIAS DE ESCOLAS E ASSOCIAÇÕES ÉTNICAS ITALIANAS NA IMPRENSA DE CAXIAS DO SUL/RS E JUIZ DE FORA/MG (1880 - 1914)/NEWS ABOUT ETHNIC ITALIAN SCHOOLS AND ASSOCIATIONS IN THE PRESS OF CAXIAS DO SUL/RS AND JUIZ DE FORA/MG (1880 - 1914)
Résumé
Este estudo discute a inscrição social das escolas étnicas italianas nas cidades de Caxias do Sul, RS e Juiz de Fora, MG. Nosso objetivo é analisar e compreender a promoção da escolarização de crianças filhas de imigrantes no contexto de grupos sociais distintos. Consideramos as relações sociais oriundas da vida dos imigrantes e investigamos como estes elementos se relacionam com a construção de um processo educacional escolar e cultural a partir das notícias publicadas nos jornais. Selecionamos alguns aspectos presentes nos impressos pesquisados tais como: a organização, os professores e sua formação, bem como os rituais, a exemplo das festividades decorrentes de datas comemorativas e dos exames escolares, para o período de 1880 a 1914, período mais intenso de investimentos nesse tipo de organização escolar. Tomamos como referencial teórico a História Social e Cultural, e, metodologicamente, efetivamos a análise documental principalmente de jornais como O Cosmopolita (Caxias do Sul) e o Jornal do Comércio (Juiz de Fora) além de outras fontes. Pensar como eram dadas a ver as escolas italianas em dois espaços geográficos diferenciados, comparando-os, torna-se relevante para compreendermos as singularidades e as interlocuções dos processos históricos educacionais.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).