LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO BRASIL E NO PARAGUAI: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA HISTÓRIA

Autores

Resumo

O presente artigo define como corpus documental obras didáticas de História, de diferentes períodos, concebidas e adotadas em escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai, com o objetivo de refletir sobre as principais características desses materiais didáticos, levando em consideração os contextos políticos, históricos, educacionais e historiográficos em que estavam situados. Um dos elementos que marcam e caracterizam um livro didático é o seu caráter intencional, quer dizer, ter sido escrito para o ensino de uma disciplina específica, a um público estudantil específico, crianças e jovens em sua maioria. Ao ser escrito com uma intencionalidade, os livros didáticos contêm, geralmente, orientações de caráter disciplinar e pedagógico a professores e estudantes, além de possuir certa organização e lógica disciplinar, isto é, um modo específico de organizar o conhecimento disciplinar para situações de ensino.

Biografia do Autor

André Mendes Salles, UFRN

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN), onde coordena o Residência Pedagógica (área de História). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA-UFPE) e pesquisador no Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas - NEPHECs, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em ensino de História, História e Filosofia da Educação e historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimentos escolares, saberes e práticas docentes, formação de professores, materiais e livros didáticos, Currículo.

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Publicado

2020-07-29

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Artigos