LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO BRASIL E NO PARAGUAI: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA HISTÓRIA

Autores/as

Resumen

O presente artigo define como corpus documental obras didáticas de História, de diferentes períodos, concebidas e adotadas em escolas da educação básica no Brasil e no Paraguai, com o objetivo de refletir sobre as principais características desses materiais didáticos, levando em consideração os contextos políticos, históricos, educacionais e historiográficos em que estavam situados. Um dos elementos que marcam e caracterizam um livro didático é o seu caráter intencional, quer dizer, ter sido escrito para o ensino de uma disciplina específica, a um público estudantil específico, crianças e jovens em sua maioria. Ao ser escrito com uma intencionalidade, os livros didáticos contêm, geralmente, orientações de caráter disciplinar e pedagógico a professores e estudantes, além de possuir certa organização e lógica disciplinar, isto é, um modo específico de organizar o conhecimento disciplinar para situações de ensino.

Biografía del autor/a

André Mendes Salles, UFRN

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN), onde coordena o Residência Pedagógica (área de História). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA-UFPE) e pesquisador no Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Culturas - NEPHECs, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em ensino de História, História e Filosofia da Educação e historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimentos escolares, saberes e práticas docentes, formação de professores, materiais e livros didáticos, Currículo.

Citas

Documentação

Livros didáticos brasileiros:

ALENCAR FILHO, Francisco Rodrigues; RAMALHO, Lúcia Carpi; RIBEIRO, Marcus Toledo. História da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Ao livro técnico, 1979.

BORGES HERMIDA, Antônio José. Compêndio de História do Brasil. 57ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

COTRIM, Gilberto. História e consciência do Brasil. 7ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.

COUTTO, Pedro do. Ponto da História do Brasil. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Jacinto Ribeiro dos Santos Editor, 1920.

KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi. História do Brasil. 5ª Edição. São Paulo: Editora Atual, 1987.

MACEDO. Joaquim Manuel de. Lições de História do Brasil para uso das escolas de instrucção primária. Rio de Janeiro: Editora Livraria Garnier, 1905.

MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de História do Brasil. Proferidas no internato do Imperial Colégio de Pedro II. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Garnier, 1886.

NADAI, Elza; NEVES, Joana. História do Brasil. 19ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, 1997.

PELLEGRINI, Marco; DIAS, Adriana; GRINBERG, Keila. Vontade de saber História, 8º ano. São Paulo: Editora FTD, 2015.

PILETTI, Nelson. História do Brasil. 6ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 1987.

RIBEIRO, João. História do Brasil: Curso Superior. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1914.

ROCHA POMBO, José Francisco. História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Companhia Melhoramentos, [19--].

SILVA, Joaquim. História do Brasil: Para o Curso Médio: primeira e segunda séries. 22ª Edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

SOUTO MAIOR, Armando. História do Brasil: Para o curso colegial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.

Livros didáticos paraguaios:

BENÍTEZ, Luis G. Manual de Historia paraguaya. Asunción: Imprenta Comuneros S. R. L., 1993.

CARDOZO, Efraim. Breve Historia del Paraguay. Buenos Aires: EUDEBA editorial universitária, 1965.

CHAVEZ, Júlio Cesar. Compendio de Historia paraguaya. Asunción: Carlos Schauman Editor, 1991.

GARAY, Blás. Breve resumen de la historia del Paraguay. Madrid: Librería y Casa editorial A. de Uribe y Ca., 1897.

LEZCANO, Irmina. Estudios Sociales 2. Asunción: Comuneros, [19--].

MOREIRA, Mary Monte de López et al. Historia y Geografía: 8º grado. Assunção: Editorial Don Bosco, 2009.

RIGUAL, Miguel. Apuntes de Historia del Paraguay y nociones de Historia

General. Asunción: La Colmena S. A., 1935.

RIOS, Emiliano Gomez. El Paraguay y su historia. 3ª edição. Asunción: Alcora, 1963.

SACCAGGIO, Pedro et al. Paraguay Ñane retá: Estudios Sociales para el 3er. ciclo de la Educación. 3º edição. Asunción: [s. n.], 2004.

TAVAROZZI, Antonio. Historia del Paraguay. 5ª Edição. Asunción: [s. n.], [19--?].

TERÁN, L. G.; GAMBA, P. P. Compendio de Historia del Paraguay. Asunción: Tipografía Quell & Cía, 1920.

VASCONCELLOS, Victor Natalício. Lecciones de Historia paraguaya. 6ª Edição. Asunción: Edición del Autor, 1970.

Bibliografia

ABUD, Kátia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 28-41.

BATISTA NETO, José. Saberes pedagógicos e saberes disciplinares específicos: os desafios para o ensino da História. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais […] Recife: ENDIPE, 2006.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008a.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008b.

BREZZO, Liliane. ¿Aislamiento e independencia? algunos pasos recientes de la historiografía en Paraguay. Diálogos, Maringá, v. 13, n. 3, p. 533 552, 2009.

BREZZO, Liliane. El Paraguay a comienzos del siglo XX (1900-1930). Asunción: El Lector, 2011.

CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de Didática da História. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, 2008.

CARVALHO, Carlos Delgado. La Historia, la Geografia y la Instrucción Cívica. Buenos Aires: Editorial Kapelusz, 1958.

CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 93-112, 2001.

CERTEAU, Michel. A escrita da História. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Forense editora, 2011.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1997.

CHOPIN, Alain. Pasado y presente de los manuales escolares. Revista Educación y Pedagogía. Medellín, v. 13, n. 29-30, p. 209-229, 2001.

CHOPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 9-75, 2009.

CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.

COSTA, Aryana. Um regime de transição: o papel do IHGSP no curso de história da Universidade de São Paulo (1934). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 32, n. 67, p. 530-548, 2019.

COSTA, Aryana. Apologia do ensino de História: a didática da História em Jörn Rüsen. In: ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH, 13., 2008, Guarabira. Anais […] Guarabira: ANPUH, 2008.

DOSSE, François. A História. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

FERNANDES, Eurico da Silva. A "invenção" do Paraguai: História, projetos e intelectuais na construção da nação paraguaia (1870-1935). 2006. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GABRIEL, Teresa; MONTEIRO, Ana Maria. Currículo de História e narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, Ana Maria Monteiro et al. (org.). Pesquisa em Ensino de História: Entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014. p. 23-40.

GASPARELLO,Arlete Medeiros. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

GOODSON, Yvor. A construção social do currículo. Lisboa: Editora EDUCA, 1997.

GOODSON, Yvor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 2012.

LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar em Química: processo de mediação didática da ciência. Química Nova, São Paulo, v. 20, p. 563-568, 1997.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A construção de um cânone republicano: a escrita da história escolar na virada do século XIX para o XX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais […] São Paulo: ANPUH, 2011.

MOREIRA, Luiz Felipe Viel. La intelectualidad paraguaya durante la primera mitad del siglo XIX: un debate identitario. Estudios Paraguayos, Assunção, v. 28, p. 349-375, 2010.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 119-138, 2016.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 143-162, 1992-1993.

NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso; PEREIRA, Mateus Henrique. Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870 1970). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.

OLIVEIRA, Itamar Freitas de. Livro didático de História: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de (org.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: EDUFRN, 2009. p.12-19.

RÜSEN, Jörn. Historiografia comparativa intercultural. In: MALERBA, Jurandir (org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, 2006. p. 115-137.

SALLES, André Mendes. A Guerra do Paraguai na historiografia brasileira: algumas considerações. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 28, p. 29-41, 2015.

SALLES, André Mendes. O conhecimento escolar Guerra do Paraguai em livros didáticos e na fala de professores de História de escolas da Educação Básica, no Brasil e no Paraguai. 2017. 359 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

SCKELL, Jazmín Duarte. Colegio Nacional de la Capital: transformación de una institución emblemática de educación pública. Assunção, p. 1-26, 2015.

SILVA, Paulo Renato. 'Lecciones de Historia Paraguaya': (re)leituras da História do Paraguai pelo stronismo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 2013, Natal. Anais […] Natal: ANPUH, 2013

STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Legislação e Livro Didático de História. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; OLIVEIRA, Almir. (org.). Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: EDUFRN, 2009. p. 21-32.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2010.

TELESCA, Ignácio. La reinvención del Paraguay: La operación historiográfica de Blas Garay sobre las misiones jesuíticas. Revista Paraguay desde la Ciencias Sociales, n. 5, p. 1-17, 2014.

TELESCA, Ignácio. La República de los historiadores del Paraguay Pósbélico. In: ROMAÑACH, Alfredo Boccia. Anuario de la Academia Paraguaya de la Historia, Assunção, v. 53, p. 123-136, 2013.

VALDEZ, Sandra D`Alessandro. Una mirada crítica al discurso de los textos escolares sobre el stronismo. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Paris, p. 1-15, 2014.

VECHIA, Ariclê; LORENZ, Karl. Programa de Ensino da Escola Secundária Brasileira: 1850-1951. Curitiba: Edição dos Organizadores, 1998.

WATZLAWIK, Viviana Paglialunga de. De la Autonomía a la Dependencia: La Educación en el Paraguay antes y después de la Guerra del 70. Asunción: Servilibro, 2012.

Publicado

2020-07-29

Número

Sección

Artigos