O PARADIGMA DA EPISTEMOLOGIA HISTÓRICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE HISTÓRIA EM PAUL VEYNE/ THE PARADIGM OF HISTORICAL EPISTEMOLOGY FROM AN ANALYSIS OF OWN CONCEPT OF HISTORY IN VEYNE

Autores

  • Leonardo Santana da Silva UNISUAM

Resumo

Este artigo objetiva analisar criticamente o paradigma da epistemologia histórica tendo como base a própria conceituação de história, segundo a concepção teórico-metodológica de Paul Veyne. Neste sentido, do ponto de vista de uma reflexão crítica, partimos de algumas discussões no campo da teoria e metodologia da história, ensejando trazer para o epicentro dessa questão possibilidades de diálogos, elucidações e determinadas contraposições no que se refere ao conceito de história defendido por este autor.   

Biografia do Autor

Leonardo Santana da Silva, UNISUAM

Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS -- Vassouras). Especialista em História da África pela Universidade Castelo Branco. Graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atualmente é professor e coordenador do Curso de História do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Autor dos livros A contribuição do chorinho para a inserção do negro na sociedade brasileira; O processo abolicionista no Brasil na visão de dois intelectuais afrodescendentes engajado na causa: André Rebouças e José do Patrocínio e HISTÓRIA SOCIAL: Tradições e modernidades: ensaios interdisciplinares sobre economia, cultura e política como forma de linguagens, identidades e práticas de poder (Org.) Foi Bolsista-pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (2012-2013).  

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos