O PARADIGMA DA EPISTEMOLOGIA HISTÓRICA A PARTIR DE UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE HISTÓRIA EM PAUL VEYNE/ THE PARADIGM OF HISTORICAL EPISTEMOLOGY FROM AN ANALYSIS OF OWN CONCEPT OF HISTORY IN VEYNE

Autores/as

  • Leonardo Santana da Silva UNISUAM

Resumen

Este artigo objetiva analisar criticamente o paradigma da epistemologia histórica tendo como base a própria conceituação de história, segundo a concepção teórico-metodológica de Paul Veyne. Neste sentido, do ponto de vista de uma reflexão crítica, partimos de algumas discussões no campo da teoria e metodologia da história, ensejando trazer para o epicentro dessa questão possibilidades de diálogos, elucidações e determinadas contraposições no que se refere ao conceito de história defendido por este autor.   

Biografía del autor/a

Leonardo Santana da Silva, UNISUAM

Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS -- Vassouras). Especialista em História da África pela Universidade Castelo Branco. Graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Atualmente é professor e coordenador do Curso de História do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Autor dos livros A contribuição do chorinho para a inserção do negro na sociedade brasileira; O processo abolicionista no Brasil na visão de dois intelectuais afrodescendentes engajado na causa: André Rebouças e José do Patrocínio e HISTÓRIA SOCIAL: Tradições e modernidades: ensaios interdisciplinares sobre economia, cultura e política como forma de linguagens, identidades e práticas de poder (Org.) Foi Bolsista-pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (2012-2013).  

Publicado

2016-12-27

Número

Sección

Artigos