LITURGIA E REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE NOS HINOS DE QUMRAN E NO APOCALIPSE DE JOÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO
Resumo
As expressões litúrgicas desempenharam um papel importante na formação e manutenção identitária da audiência do Apocalipse de João e dos membros da comunidade de Qumran, principalmente através dos hinos e das orações. Cantar, então, não apenas descreve a divindade ou fala com ela, mas fornece ao que canta seu lugar no mundo. Nos hinos, o fiel expressa o que ele, se ainda não é, pelo menos gostaria de ser. As expressões litúrgicas do Apocalipse de João e de textos litúrgicos da comunidade de Qumran revelam uma audiência que se percebe perseguida e oprimida pela sociedade dominante, mas transformada e transportada para um status exaltado quando reunida em contexto de cultoDownloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).