“A MULHER MAIS BONITA DO BRASIL”: OS CLOSES DE ROBERTA NAS CAPAS DA REVISTA MANCHETE: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES TRANSFEMININAS (1984-1994)/“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDE
Resumo
“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDENTITIES (1984-1994)
O presente estudo é uma análise de três capas da Revista Manchete entre 1984 e 1994. Essas estampam Roberta Close, transmulher que se tornou famosa na década de 80 do século XX. A personagem se tornou um ícone de beleza feminina da época, chegando a posar nua para duas revistas masculinas, Playboy e Ele&Ela. Busca-se identificar, nas capas, as representações e construções de identidades transfemininas, a partir da reflexão sobre travestilidade e transexualidade, entendidas, aqui, como construção da identidade de gênero feminina. Metodológicamente o estudo se fundamenta na análise da imagem fotográfica como fonte principal do estudo, embora também se recorra aos textos escritos, em especial, os títulos e legendas das capas. O objetivo geral é, a partir dessas imagens, incitar a discussão acerca de como essa (s) identidade (s) era (m) apresentada (s) pela mídia de massa, no período estudado, aqui representada pela Revista Manchete.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).