“A MULHER MAIS BONITA DO BRASIL”: OS CLOSES DE ROBERTA NAS CAPAS DA REVISTA MANCHETE: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES TRANSFEMININAS (1984-1994)/“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDE

Autores

  • Ronaldo Canabarro Universidade de Passo Fundo - RS
  • Marlise Regina Meyrer Universidade de Passo Fundo

Resumo

“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDENTITIES (1984-1994)

O presente estudo é uma análise de três capas da Revista Manchete entre 1984 e 1994. Essas estampam Roberta Close, transmulher que se tornou famosa na década de 80 do século XX. A personagem se tornou um ícone de beleza feminina da época, chegando a posar nua para duas revistas masculinas, Playboy e Ele&Ela. Busca-se identificar, nas capas, as representações e construções de identidades transfemininas, a partir da reflexão sobre travestilidade e transexualidade, entendidas, aqui, como construção da identidade de gênero feminina. Metodológicamente o estudo se fundamenta na análise da imagem fotográfica como fonte principal do estudo, embora também se recorra aos textos escritos, em especial, os títulos e legendas das capas. O objetivo geral é, a partir dessas imagens, incitar a discussão acerca de como essa (s) identidade (s) era (m) apresentada (s) pela mídia de massa, no período estudado, aqui representada pela Revista Manchete.

Biografia do Autor

Ronaldo Canabarro, Universidade de Passo Fundo - RS

Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo

Marlise Regina Meyrer, Universidade de Passo Fundo

Dra. em História pela PUCRS. Professora adjunta do Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo/RS.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos