“A MULHER MAIS BONITA DO BRASIL”: OS CLOSES DE ROBERTA NAS CAPAS DA REVISTA MANCHETE: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES TRANSFEMININAS (1984-1994)/“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDE
Résumé
“BRAZIL'S MOST BEAUTIFUL WOMAN”: CLOSE-UPS OF ROBERTA ON MANCHETE MAGAZINE COVERS: CONSTRUCTION OF TRANSFEMALE IDENTITIES (1984-1994)
O presente estudo é uma análise de três capas da Revista Manchete entre 1984 e 1994. Essas estampam Roberta Close, transmulher que se tornou famosa na década de 80 do século XX. A personagem se tornou um ícone de beleza feminina da época, chegando a posar nua para duas revistas masculinas, Playboy e Ele&Ela. Busca-se identificar, nas capas, as representações e construções de identidades transfemininas, a partir da reflexão sobre travestilidade e transexualidade, entendidas, aqui, como construção da identidade de gênero feminina. Metodológicamente o estudo se fundamenta na análise da imagem fotográfica como fonte principal do estudo, embora também se recorra aos textos escritos, em especial, os títulos e legendas das capas. O objetivo geral é, a partir dessas imagens, incitar a discussão acerca de como essa (s) identidade (s) era (m) apresentada (s) pela mídia de massa, no período estudado, aqui representada pela Revista Manchete.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).