USOS DO MÉTODO MÚTUO DE ENSINO EM TERRAS DO IMPÉRIO DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVISTA
Resumo
O objetivo deste artigo será aquele de problematizar as leituras construídas sobre o método mútuo de ensino em terras do Império do Brasil pelos dirigentes de um Estado em formação que, no ato mesmo de se forjar, percebia os espaços das escolas públicas de instrução primária enquanto lócus estratégico nesse fim. Em particular neste caso, nos referiremos aqui às apropriações que estavam sendo construídas por alguns desses sujeitos históricos dos usos diversos e possíveis que poderiam ser estabelecidos desse método de ensino, percebido este como seria enquanto propiciador de uma uniformização das ações no cotidiano escolar primário imperial. Nossa hipótese é a de que essa uniformização viabilizaria o acesso do Estado monárquico e centralizador - que se queria, tanto no Império do Brasil quanto na França do período, instrutor - ao estratégico espaço em processo histórico de constituição das escolas públicas de instrução primária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).