USOS DO MÉTODO MÚTUO DE ENSINO EM TERRAS DO IMPÉRIO DO BRASIL: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVISTA

Authors

  • Lívia Beatriz da Conceição Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

O objetivo deste artigo será aquele de problematizar as leituras construídas sobre o método mútuo de ensino em terras do Império do Brasil pelos dirigentes de um Estado em formação que, no ato mesmo de se forjar, percebia os espaços das escolas públicas de instrução primária enquanto lócus estratégico nesse fim. Em particular neste caso, nos referiremos aqui às apropriações que estavam sendo construídas por alguns desses sujeitos históricos dos usos diversos e possíveis que poderiam ser estabelecidos desse método de ensino, percebido este como seria enquanto propiciador de uma uniformização das ações no cotidiano escolar primário imperial. Nossa hipótese é a de que essa uniformização viabilizaria o acesso do Estado monárquico e centralizador - que se queria, tanto no Império do Brasil quanto na França do período, instrutor - ao estratégico espaço em processo histórico de constituição das escolas públicas de instrução primária.

Published

2021-12-19

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Artigos