IDENTIDADE, FUTEBOL E POLÍTICA: TRAJETÓRIA DO FUTEBOL EM CRICIÚMA
Resumo
Nacionalmente, o Criciúma Esporte Clube é considerado um dos principais times de futebol de Santa Catarina. Entretanto, Criciúma e o sul catarinense, de modo geral, foram marcados pela quantidade significativa de clubes de futebol amador. Na cidade, uma singularidade foi a constituição de times de futebol ligados às empresas de mineração (atividade econômica predominante em boa parte do século XX). Criciúma foi marcada, também, desde o final do século XIX e ao longo do XX, por receber migrantes provenientes de outros países e de outros Estados. Assim, entrelaçando futebol, política e identidade, o artigo buscou abordar duas identidades cunhadas na cidade: a “força do carvão” e a “força da imigração”, percebendo, ainda, como o futebol se configurou como um elemento central nesse processo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).