EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA BAHIA: BREVES CONSIDERAÇÕES GERAIS

Autores

  • Wilson Roberto de Mattos Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Professor Adjunto de História da UNEB.
  • Patrícia Carla Alves Pena Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia -- IFBaiano

Resumo

O texto aqui apresentado é o resultado de reflexões iniciais que têm subsidiado o desenvolvimento de uma pesquisa relativa ao Ensino de História da África nas universidades estaduais da Bahia. Partindo de algumas evidências presentes em um levantamento preliminar sobre uma das 4 universidades estaduais baianas, mais especificamente, a Universidade do Estado da Bahia, bem como do estudo da adequação e pertinência de algumas concepções teórico-metodológicas apropriadas ao objetivo proposto, avançamos algumas considerações críticas em relação à incipiência da Área de História da África no Brasil e o tenso processo de construção da sua legitimidade acadêmica promovido por um novo contexto legal e normativo definido a partir da edição da Lei Federal nº10639-03. O texto finaliza com algumas sugestões para futuras pesquisas e com breves considerações sobre a estrutura curricular dos cursos de História da UNEB, dando destaque às formas como os componentes curriculares de História da África são incorporados pelo currículo comum desses cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/29/2013

Edição

Seção

Artigos