EM TORNO DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NA BAHIA: BREVES CONSIDERAÇÕES GERAIS

Autores

  • Wilson Roberto de Mattos Pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Professor Adjunto de História da UNEB.
  • Patrícia Carla Alves Pena Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia -- IFBaiano

Resumo

O texto aqui apresentado é o resultado de reflexões iniciais que têm subsidiado o desenvolvimento de uma pesquisa relativa ao Ensino de História da África nas universidades estaduais da Bahia. Partindo de algumas evidências presentes em um levantamento preliminar sobre uma das 4 universidades estaduais baianas, mais especificamente, a Universidade do Estado da Bahia, bem como do estudo da adequação e pertinência de algumas concepções teórico-metodológicas apropriadas ao objetivo proposto, avançamos algumas considerações críticas em relação à incipiência da Área de História da África no Brasil e o tenso processo de construção da sua legitimidade acadêmica promovido por um novo contexto legal e normativo definido a partir da edição da Lei Federal nº10639-03. O texto finaliza com algumas sugestões para futuras pesquisas e com breves considerações sobre a estrutura curricular dos cursos de História da UNEB, dando destaque às formas como os componentes curriculares de História da África são incorporados pelo currículo comum desses cursos.

Downloads

Publicado

2013-12-29

Edição

Seção

Artigos