HISTÓRIAS ENTRE MARGENS: RETORNOS DE LIBERTOS PARA A ÁFRICA PARTINDO DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XIX
Abstract
O artigo analisa os movimentos de retorno de libertos, africanos e crioulos, do Brasil para a África no século XIX, considerando suas dimensões continentais e atlânticas, e destacando os embarques a partir do porto do Rio de Janeiro. Nesse sentido, apresenta um panorama do contexto nas Américas escravistas em que tem origem o movimento conhecido como back to Africa e sua relação com a construção, entre os negros libertos, da ideia de pertencimento a uma identidade africana no período. Ao mesmo tempo, identifica os interesses e agentes europeus, caribenhos e estadunidenses envolvidos nesse processo, tendo em vista os projetos de grupos políticos e religiosos no mundo atlântico. Considerando esse quadro e as intensas conexões entre o porto doRio de Janeiro e regiões costeiras do continente africano, discute aspectos dos retornos a partir de estudos de caso em que se evidencia a capacidade dos libertos em reverter os rumos de suas trajetórias.Downloads
Published
2013-07-20
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).