OS PROCESSOS DE ESPORTIVIZAÇÃO DO REMO EM SÃO PAULO E MONTEVIDÉU: HISTÓRIAS COMPARADAS (1874-1907)
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir os processos de esportivização da prática do remo ocorridos nas cidades de São Paulo e Montevidéu, a partir de uma perspectiva de história comparada. Além de apresentarem particularidades locais no desenvolvimento do remo, muito ligadas às questões geográficas, há um ponto de contato entre os clubes dessas cidades: a participação de clubes nos Jogos Olímpicos Sul-americanos de 1907, realizados no Uruguai. Essa análise permitiu perceber que, apesar de um desenvolvimento local permeado de particularidades, houve comunicações no estabelecimento do que significava a prática do remo competitivo, compartilhado no referido evento. Concluímos que os processos de esportivização não ocorreram de maneira idêntica em todas as partes, e que tampouco obedeceram a relações unilaterais centro-periferia, mas que, ao contrário, estabelecem relações transnacionais, especialmente no cenário sul-americano.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).