AS MANIFESTAÇÕES DA HETEROTOPIA: A CIDADE SOB O SKATE FLANANTE
Abstract
Heterotopia significa a invenção de outros espaços dentro dos próprios espaços. Nesse sentido, a ideia de uma cidade heterotópica seria aquela na qual as heterotopias seriam possíveis e acompanhassem seu cotidiano. Este artigo tem por objetivo dissertar sobre a noção de heterotopia em comparação com a prática do skate urbano. Parte-se da hipótese de que as heterotopias podem ser localizáveis, demonstráveis. Para tanto, delimitou-se aqui a prática do skate urbano (também conhecido como street skate) como um objeto real promotor de heterotopias, analisando sua conformação, entre 2015 a 2020, junto a um grupo de skatistas paulistanos que se auto intitulam Flanantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).