A AMÉRICA NEGRA EM TEMPO DE REVOLUÇÃO: RAÇA E REPUBLICA NOS ESTADOS UNIDOS (1776-1860) / BLACK AMERICA IN REVOLUTIONARY TIME: RACE AND REPUBLIC IN THE UNITED STATES (1776-1860)
Resumen
O objetivo central deste artigo é analisar e contrapor as visões de dois homens públicos norte-americanos, Thomas Jefferson (1743-1826) e James McCune Smith (1813-1865), a respeito do lugar político e social dos negros na república. Thomas Jefferson, proprietário de terras, de escravos e presidente dos Estados Unidos na primeira década do século XIX, foi autor das Observações sobre o Estado da Virgínia, originalmente publicadas em inglês no ano de 1787. James McCune Smith, médico, abolicionista e escritor negro, publicou em 1859, na Revista Anglo-Africana, um artigo no qual debateu as ideias de Jefferson, de modo a defender uma visão radicalmente antirracista sobre a história e atuação dos negros na construção republicana do país. Este encontro de ideias será analisado sob a perspectiva de que as elites abolicionistas negras foram desafiadas a construir uma retórica de luta política bastante específica. Suas estratégias deitavam raízes em valores da tradição norte-americana mais ampla, com a qual dialogavam intensamente, porém de forma combativa e distintiva.Descargas
Publicado
2014-12-28
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).