VIAGENS REAIS E IMAGINADAS: DOIS OLHARES SOBRE A TERRA SANTA
Resumen
Consideradas fontes essenciais para o entendimento do imaginário medieval, narrativas de viagens tem sido bastante exploradas. Neste artigo temos o objetivo de destacar os lugares sagrados da Palestina através do Itinerário de Benjamin de Tudela e da fictícia La Peregrinación de Carlomagno. Fontes célebres que nos conduzem à Jerusalém dos patriarcas e reis através do viajante judeu, e à Terra Santa dos cristãos, sempre idealizada como berço de relíquias.
Citas
ASHER. Introdução. In: O Itinerário de Benjamin de Tudela. Organização, tradução e notas de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2017. p. 23- 30.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus. 2013 (9ª impressão)
BORDONOVE, Georges. Les Croisades et le Royaume de Jérusalem. Paris: Pygmalion, 2007.
COSTA, Paula P. Peregrinação e Cruzada no contexto da articulação Ocidente/ Oriente (séculos XI- XIII). In: NASCIMENTO, Renata Cristina de S; SOUZA, Armênia M. Cultura política e poder na Idade Média: Estudos em homenagem ao Dr. José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza. Rio de Janeiro: Multifoco, 2018. p. 157- 179.
ECO, Umberto. História das Terras e Lugares Lendários. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2013.
FAVIER, Jean. Carlos Magno. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
LISEANU- POPA, D. La huellas de una peregrinación imaginaria: Carlomagno en Oriente. Revista de filología románica, n. 1 (extra), p. 39-54, 1991.
NASCIMENTO, Renata Cristina de S; FRANÇA, Susani S. L; LIMA, Marcelo Pereira. Peregrinos e Peregrinação na Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2017.
NASCIMENTO, Renata Cristina de S. As Relíquias Cristãs e a Apropriação Simbólica do território. OPSIS, Catalão-GO, v. 18, n. 1, p. 142-153, jan./jun. 2018.
O Itinerário de Benjamin de Tudela. Organização, tradução e notas de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2017.
RIQUER, Isabel. La Peregrinación de Carlomagno. Barcelona: El Festín de Esopo, 1984.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).