DE ÍNDIOS, CAMPONESES, BANDIDOS E DOENTES: A FACETA POPULAR DA REVOLUÇÃO MEXICANA NOTICIADA POR GRANDES JORNAIS BRASILEIROS E ARGENTINOS -- UMA ANÁLISE COMPARADA (1910-1914)/DE INDÍGENAS, CAMPESINOS, BANDIDOS Y ENFERMOS: LA FACETA POPULAR DE LA REVOLUCIÓN
Resumen
DE INDÍGENAS, CAMPESINOS, BANDIDOS Y ENFERMOS: LA FACETA POPULAR DE LA REVOLUCIÓN MEXICANA NOTICIADA POR GRANDES PERIÓDICOS BRASILEÑOS Y ARGENTINOS: UN ANALISIS COMPARATIVO (1910-1914)
Este artigo compara a repercussão dos primeiros anos da Revolução Mexicana nos grandes diários brasileiros e argentinos, representados por Gazeta de Notícias, O Estado de São Paulo e Minas Gerais; La Prensa, La Nación e La Razón.
O foco do trabalho é compreender como um movimento de intensa participação popular, sobretudo camponesa, foi interpretado e noticiado por órgãos de imprensa ligados a grupos das elites sociais de seus respectivos países e marcadamente vinculados ao universo urbano.
O uso do método comparativo permitiu aprofundar a análise no sentido de colocar em destaque as nuances envolvidas nas interpretações produzidas pelos editores dos jornais sul-americanos, evidenciando elementos como a dissociação das facetas política e social do processo revolucionário mexicano e, sobretudo, as diferentes identificações -- como camponeses, índios, etc. -- dos grupos populares que participaram da Revolução Mexicana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).