ENCENANDO A MODERNIDADE NO RIO DE JANEIRO E EM BUENOS AIRES: O TRABALHO ARTÍSTICO COMO PROMOÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL
Resumen
O presente artigo tem o objetivo de através da reflexão sobre o mercado de diversões no Rio de Janeiro e Buenos Aires na primeira metade do século XX pensar como a noção de identidade nacional foi resignificada em cada um dos espaços. As classes subalternas e suas representações nos teatros e em outros meios artísticos populares surgem como um ponto de inflexão dessa questão, uma vez que os populares emergiram como sujeitos protagonistas da nova caracterização nacional. A modernidade, confundida com tecnologia e movimento, tomou corpo através das reformas urbanas de ambas as cidades, mas se expandiu para a massa circulante nas ruas através do emergente mercado de diversões.
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Descargas
Archivos adicionales
- Número de expectadores e produto bruto arrecadado pelo teatro em milhões (Português (Brasil))
- Diversificação de estabelecimentos de diversão e sua quantidade por ano na cidade na capital carioca (Português (Brasil))
- A esquerda: Grupo Turunas Pernambucanos em apresentação na festa do centenário de independência do Brasil no Rio de Janeiro em 1922. A direita Pablo Podestá encenando Juan Moreira, personagem que se tornou a representação tradicional do criollo. (Português (Brasil))
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