ESTRADAS REAIS E ESTRADAS DE FERRO: COTIDIANO E IMAGINÁRIO NOS CAMINHOS DE MINAS
Résumé
Este artigo é parte de um estudo histórico que articula diversos aspectos ligados ao traçado, à construção, à economia, ao trabalho, à vida e ao imaginário dos caminhos coloniais e ferroviários de Minas Gerais. O caráter complementar dospapéis e funções desses caminhos, ao longo do tempo, reforça a associação que sebusca no conjunto do trabalho: a aproximação entre o Projeto Estrada Real da Federação das Indústrias de Minas Gerais -- FIEMG e a história das ferroviasmineiras. A título de esclarecimento, as estradas coloniais aqui referidas são as reais, ou seja, aquelas públicas e oficiais, cujo tráfego era tributado pela Coroa Portuguesa. Neste texto são abordadas relações dos caminhos e de seus agentes -- tropeiros eferroviários, principalmente - com a urbanização, os topônimos e diversos aspectos davida social mineira: comércio, educação, comunicação, relações amorosas, criminalidade, redes de solidariedade e outros.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).