ÍNDIOS E BRANCOS NO PROCESSO COLONIZADOR DO SUL CATARINENSE NA OBRA “HISTÓRIAS DO GRANDE ARARANGUÁ”, DE JOÃO LEONIR DALL'ALBA / INDIANS AND WHITE IN THE PROCESS SETTLER CATARINENSE SOUTH AT WORK "STORIES OF THE GREAT ARARANGUÁ" JOÃO LEONIR DALL'ALBA
Résumé
O artigo analisa a representação do indígena e a legitimação de seu extermínio no Sul de Santa Catarina durante o processo de colonização no final do século XIX e o inicio do século XX. Para isso, fez-se uso das entrevistas presentes na obra “Histórias do Grande Araranguá”, do padre João Leonir Dall'Alba publicado em 1997. Através da interpretação das falas foi possível compreender o papel de três sujeitos históricos presentes na colonização: o índio, o colono e o bugreiro. Foram abordados no escrito os seguintes aspectos: a) o processo de ocupação do Sul Catarinense, inicialmente por lusos e açorianos e posteriormente pelos imigrantes europeus; b) a memória do contato e do extermínio dos índios; c) a construção do índio nas narrativas; d) as narrativas sobre o bugreiro; e) a invisibilidade do indígena nos espaços de memória no Sul Catarinense.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).