ETERNIDADE DO EFÊMERO: MEMÓRIA E VIVÊNCIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Résumé
Este trabalho estuda a discussão acerca da eternidade do efêmero, como serevela na arte vivencial contemporânea brasileira. Entendo como eternidade doefêmero a permanência da vivência artística, i.e., o resultado duradouro dasexperiências vividas concretamente pelo fruidor na sua interação com o acontecimentoestético. Nesta experiência artística a imagem surge e desaparece, afetando oespectador-participante que, em virtude dessa rápida percepção, eterniza na memória oencontro fugaz e a possibilidade de um desdobramento deste acontecimento. Portanto,pretendo discutir o ambiente da arte e de existência do homem em seu cotidiano e aspossibilidades de utilização das inumeráveis produções da imagem resultantes dessevivido como fontes para a escrita da história. Busco assim refletir sobre a problemáticada relação entre memória e história. Analisarei as formas de controle do espaço e docorpo do sujeito na nova urbe, bem como as estratégias de resistência através da buscadas formas singulares de vivência do espaço.Téléchargements
Publié-e
2012-07-13
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).