DISCURSOS E PROPOSTAS ETNOEDUCATIVAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA / ETHNO-EDUCATIONAL DISCOURSE AND PROPOSALS IN BRAZIL AND COLOMBIA
Résumé
Nas propostas Etnoeducativas de Educação no Brasil e na Colômbia estão em disputa discursos e práticas sociais examinados a partir dos estudos sobre Análise Crítica do Discurso nos termos de Norman Fairclough (2001, 2008, 2010). Os aspectos políticos que adornam o diálogo entre os movimentos sociais e o poder público de uma dada sociedade impõem novos desenhos teórico-metodológicos acerca das pesquisas sobre textos curriculares com ênfase na valorização do “outro” do discurso. Interessa uma aproximação para compreendermos quais seriam as interseções que nos aproximam quando examinamos as mudanças socioeducativas dos afrodescendentes em ambos os países, para saber das possibilidades de esboçarmos pedagogias alternativas orientando formas diversificadas de transposição do conhecimento a ser ensinado? No âmbito da defesa por espaços colaborativos e dialógicos- em países com grande expectativa de reordenamento socioeducativo de segmentos não-brancos - caberia defendermos pedagogias decoloniais? Fez sentido pensarmos com Frantz Fanon (2008) e Edward Said (1990, 1995, 2003) uma recomposição analítica sobre pedagogias alternativas emergentes.Téléchargements
Publiée
2014-06-14
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).