Imigrantes italianos nas províncias de São Paulo e Paraná: diferenças e semelhanças no desenvolvimento dos núcleos coloniais
Résumé
Este estudo pretende analisar o desenvolvimento de dois núcleos coloniais formados por imigrantes italianos de origem vêneta. Os núcleos foram criados na segunda metade do século XIX e receberam imigrantes por trâmites diferentes. Os núcleos foram o de São Caetano e o de Alfredo Chaves, que, atualmente, são municípios localizados nas áreas metropolitanas das cidades de São Paulo e de Curitiba, respectivamente, e denominam-se São Caetano do Sul e Colombo. Embora a inserção e estabelecimento desses imigrantes tenham se dado de modo diferenciado, identificaram-se ações similares no desenvolvimento das localidades. Foram organizadas as moradias, as plantações, para, a partir de então, ter início o comércio com as capitais das províncias e as conseqüentes reivindicações ao governo. Os aspectos relevantes centravam-se: na religiosidade; na educação; e na forte relação com o trabalho.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).