O BÁRBARO COMO CONSTRUTO. UMA REDISCUSSÃO HISTORIOGRÁFICA DAS MIGRAÇÕES GERMÂNICAS À LUZ DOS CONCEITOS DE CULTURA, CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE / THE BARBARIAN AS A CONSTRUCT. A HISTORIOGRAPHICAL REDISCUSSION ABOUT THE GERMANIC MIGRATIONS UNDER THE CONCEPTS OF
Résumé
THE BARBARIAN AS A CONSTRUCT. A HISTORIOGRAPHICAL REDISCUSSION ABOUT THE GERMANIC MIGRATIONS UNDER THE CONCEPTS OF CULTURE, CIVILIZATION AND BARBARISM
A partir de algumas discussões recentes a respeito dos conceitos de cultura, civilização e barbárie, realizadas pela História e por outras ciências humanas a ela afins, e tendo sobretudo em mente as vicissitudes espaços-temporais e sociais nas quais nos depararíamos com a práxis daqueles conceitos, empreenderemos aqui nossa própria revisitação deles. Para tal abordagem, nos debruçaremos sobre um período e um acontecimento privilegiado, a Antiguidade Tardia das “migrações germânicas” em direção ao Ocidente Romano.
Téléchargements
Publiée
2014-12-28
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).