DOIS PERFIS FEMININOS NA PRODUÇÃO POÉTICA DE D. ALFONSO X. ESTUDO DO TEXTO E DA IMAGEM/TWO FEMALE PROFILES IN D. ALFONSO X'S POETIC PRODUCTION. A STUDY OF TEXT AND IMAGE
Résumé
O presente artigo objetiva apresentar dois perfis femininos em Cantigas de Santa Maria, em especial as de loor (louvor) e as cantigas de amor na produção poética de Dom Alfonso X, o Rei Sábio. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica teórica, histórica e literária, permitindo-nos eleger uma cantiga de loor e sua respectiva iluminura pertencente ao cancioneiro mariano e uma cantiga de amor, do Cancioneiro Profano, da edição organizada por Juan Paredes. Foram selecionadas a cantiga de número 60, Esta é de loor de Santa Maria, do departimento que á entre Ave e Eva, cujo perfil inspira-se na figura da Virgem Maria, modelo de beleza e virtude e a cantiga de amor XII, Ben sabia eu, mia senhor, que apresenta o sujeito lírico, o trovador, na condição de vassalo e sofredor pela insensibilidade da senhora (mia senhor) da mais alta classe social. Apoiados teoricamente nos pressupostos de Lapa (1973), Leão (2007; 2011) e Paredes (2010), consideramos que o texto literário e as iluminuras da cantiga de louvor priorizam o perfil feminino religioso a ser seguido pela mulher comum do século XIII e os versos da cantiga de amor configuram o perfil da mulher rica e poderosa, indiferente ao sofrimento amoroso do trovador.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).