BRASIL E ARGENTINA: COMPARANDO AS CRISES DOS ESTADOS DESENVOLVIMENTISTAS
Résumé
Neste trabalho analisam-se as diferenças fundamentais de Brasil e Argentina com relação à crise do desenvolvimentismo. Levando em consideração a inserção no sistema internacional de Estados e as diferenças existentes entre os processos de evolução econômica desses países principalmente no período da crise internacional da década de 1970, a imposição do modelo neoliberal na América Latina, a partir do final da década de 1980, encontrou os dois Estados sul-americanos em condições distintasde se contrapor ao modelo que começava a tornar-se hegemônico, com o Brasil apresentando maiores possibilidades de adotar políticas econômicas alternativas. A crise da dívida e uma série de planos econômicos heterodoxos e anti-inflacionários abriram caminho para a adesão definitiva ao novo modelo. No Brasil, no entanto, permaneceram fortes as resistências internas e uma ambiguidade maior na aceitaçãodo neoliberalismo.Téléchargements
Publiée
2012-12-23
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).