EL ESTADO DE EXCEPCIÓN EN URUGUAY Y ARGENTINA. REFLEXIONES TEÓRICAS, HISTÓRICAS E HISTORIOGRÁFICAS
Résumé
Este artigo reflexiona teórico e historicamente sobre ao estado de exceção nomarco dos regimes democráticos na Argentina e no Uruguai. Propõem-se a iluminarcertos aspectos do funcionamento político institucional de ambos os países que ficaramofuscados pelo peso que tiveram os regimes ditatoriais no século XX e pelacentralidade que a dicotomia democracia e ditadura adquiriu nas ciências sociais paraexplicar a história contemporânea regional. Considerando as particularidades de cadapaís, em primeiro lugar, analisaremos brevemente as historiografias de cada país sobreo uso do estado de exceção. Em segundo lugar, realizaremos um sucinto repassohistórico que dá conta do recurso a modo de exceção entre as décadas de 1950 e de1970 em cada país. Isso permitirá deixar propostos alguns interrogantes que podemguiar futuras linhas de pesquisa.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).