CONSTRUINDO A RELIGIOSA IDEAL: DA DIVERSIDADE AO MODELO ÚNICO
Abstract
A Idade Média foi marcada pela coexistência de diversas formas de espiritualidade que se materializavam em práticas religiosas distintas que poderiam ou não ser acolhidas pela Igreja oficial. Homens e mulheres se inseriram nessa busca por uma vida religiosa que expressasse as suas ansiedades neste mundo e no próximo. No entanto, o espaço de atuação concedido a homens e mulheres foi diferenciado, no tempo e no espaço, era também moldado pelos discursos de gênero.Em nosso artigo, nos propomos a discutir como a historiografia apresenta a vida religiosa das mulheres ao longo da Idade Média, tomando como limite o século XIII. Nosso objetivo é questionar idéias recorrentes, dentre elas a de que as mulheres sempre foram seguidoras e que sua experiência religiosa era uma cópia das criadas pelos homens.##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).