LA ESCUELA ELEMENTAL EN PERSPECTIVA COMPARATIVA DURANTE EL PERIODO POSTINDEPENDIENTE (VALLE DE TOLUCA Y CAMPAÑA DE BUENOS AIRES)

Autori

  • José Bustamante Vismara Universidad Nacional de Mar del Plata/CONICETT

Abstract

Com a independência dos territórios Hispano-americanos do governoespanhol a escola elementar cobrou um papel renovado. Era necessário, dizia-se, aomenos uma geração completa de cidadãos educados nos valores da igualdade paragarantir o governo das jovens repúblicas. Caso contrário o esforço realizado poderiaser em vão.Aqui confrontar-se-á o desenvolvimento educativo de duas regiões: a campanha deBuenos Aires e o vale de Toluca. A proposta analisa a propagação da escola comoparte de um conjunto de mudanças que ocorrem no Ocidente. Em contraste com asperspectivas com o foco no específico, a história comparada pode ser reconhecidacomo uma maneira de superar essa restrição. Assim, favorece os questionamentossobre o que parece óbvio e a reformulação de questões voltadas para um único caso. Aanálise fundamentar-se-á em trabalhos de arquivo.Palavras-chave: Educação elementar; história comparada; século XIX; Campanha deBuenos Aires; Vale de Toluca.

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Pubblicato

2012-07-13

Fascicolo

Sezione

Artigos