NUTRINDO ENJEITADOS: AMAS DE LEITE ESCRAVIZADAS NA CASA DOS EXPOSTOS DO RIO DE JANEIRO, SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Abstract
O objetivo do artigo é analisar a presença de mulheres, sobretudo escravizadas, trabalhando como amas de leite na Casa dos Expostos do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Incialmente, faço uma reflexão sobre a instituição, comparando-a com outras análogas na América, em seguida, a maternidade da escravizada no mundo atlântico é enfocada e, por fim, centro meu estudo nas nutrizes da Casa. Para tal, utilizo como fonte o livro de registro de amas internas, no qual estão registradas informações acerca das mulheres contratadas para aleitarem as crianças enjeitadas na Roda dos Expostos, cotejando com a imprensa. A partir dos dados presentes no livro – nome da ama, estatuto jurídico, nome do/a proprietário/a, datas de entrada e saída, endereço e vencimento – empreendo uma abordagem qualitativa e quantitativa de análise, comparando, por meio da historiografia, com a atuação das amas de leite em outras sociedades do mundo atlântico.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).