SENTIDOS DA LIBERDADE E ENCAMINHAMENTO LEGAL DA ABOLIÇÃO: BAHIA E CUBA -- NOTAS INICIAIS
Abstract
Apesar das diferenças existentes entre a província da Bahia e a colôniaespanhola na segunda metade do século XIX, há bastante semelhança entre o processode encaminhamento legal da abolição em Cuba e no Brasil. Cuba, ainda um espaçocolonial, após um complexo processo de emancipação gradual, em 1886, tiveraformalmente abolida a escravidão pelas cortes espanholas. O Brasil também vivera umdemorado percurso de encaminhamento legal e gradual da extinção da escravidão atéque, em 13 de maio de 1888, aprovou-se a abolição imediata e incondicional; ossenhores baianos foram comunicados da aprovação da lei. No período pós-abolição,Bahia e Cuba foram marcadas por disputas em torno do significado e da condição deliberdade. Este trabalho, situado num estágio inicial da pesquisa, busca discutiraproximações e distâncias entre o encaminhamento legal da abolição na Bahia e emCuba e interpretar alguns significados atribuídos à liberdade no períodoimediatamente posterior à extinção da escravidão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).