IPÊS E IBAD: A crise política da década de 60 e o advento do Golpe Civil-Militar de 1964.
Abstract
Este artigo busca verificar as diferentes fases do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais e do Instituto Brasileiro de Ação Democrática, entre os anos de 1959 e 1966. Busca-se ainda compreender o arcabouço ideológico que formou tais institutos e que propiciou a luta política na década de 1960. A crise política, culminando na total paralisia do poder de decisões do parlamento brasileiro, propiciaria a implantação de um Estado burocrático-autoritário no Brasil em 1964. Por fim, pretende-se investigar de que forma o IPÊS e o IBAD se instalaram no governo pós-64, assumindo a formulação de diretrizes básicas para o nova administração. Para tal, utilizar-se-á autores cujas teorias estão substancialmente congregadas, como René Armand Dreifuss, Wanderley Guilherme dos Santos e Guillermo O'Donnell, além de outras obras de apoio, como os trabalhos de Moniz Bandeira, Leôncio Basbaum, entre outros.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).