AS VIDAS DAS ARTISTAS: GÊNERO BIOGRÁFICO ENTRE OS SÉCULOS XIII E XVI
Resumo
Esse artigo busca compreender o gênero biográfico a partir de três documentos de produção e circulação mediterrânica entre os séculos XIII e XVI — as vidas das trobairitz nos cancioneiros occitanos; a coletânea De mulieribus claris (c. 1360), de Giovanni Boccaccio, e As vidas dos artistas, de Giorgio Vasari (1550) — e avaliar a possibilidade de entender as biografadas como artistas, sob o viés da História Comparada. Elementos como: origem geográfica, linhagem e talento (saberes e práticas), bem como descrições físicas e psicológicas e o enredo das biografias, participam da constituição da identidade da personagem biografada. Com “controlado anacronismo”, sustentamos por fim que há um perfilamento das biografadas como artistas por meio da menção à formação, obras e sua memória, tipificação da arte, singularidade e sociabilidade. Reconhecer as biografadas como artistas renova o entendimento de sua originalidade, integrada aos movimentos de individualização perceptíveis no recorte.Referências
ABIVEN, Karine, « Nommer les concepts du passé. Quelques réflexions d’historiens contemporains », Littératures classiques, 2018/2 (N° 96), p. 9-20. DOI : 10.3917/licla1.096.0009. URL : https://www.cairn.info/revue-litteratures-classiques-2018-2-page-9.htm
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Tradução Mônica Magalhães et al. São Paulo: Contexto, 2019.
BAGGIO, Adriana Tulio. Considerações sobre a axiologia donna x femmina para orientar uma tradução brasileira de Boccaccio. Revista Italiano UERJ, v. 12, n. 1, p. 130–153, 2021b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/article/view/62089. Acesso em: 18 jan. 2022.
BAGGIO, Adriana Tulio. A operação da noção de sequência textual de Adam na análise de biografias. XV Celsul – Encontro do Círculo de Estudos Linguístico do Sul, Curitiba, 19 a 21 de outubro de 2021a.
BARROS, José d’Assunção , «Os conceitos na história: considerações sobre o anacronismo», Ler História [Online], 71 | 2017, posto online no dia 04 janeiro 2018, consultado no dia 07 novembro 2022. URL: http://journals.openedition.org/lerhistoria/2930; DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2930
BARROS, José d’Assunção. História comparada. Petrópolis: Vozes, 2014.
BOCCACCIO, Giovanni. As mulheres famosas. Tradução, introdução e notas de Adriana Tulio Baggio. Curitiba: Editora da UFPR, no prelo
BOCCACCIO, Giovanni. Famous women. Translation Virginia Brown. Cambridge, London: Harvard University Press, 2001.
BOCCACCIO, Giovanni. Vida de Dante. Tradução, introdução e notas de Pedro Falleiros Heise. São Paulo: Penguin-Companhia das Letras, 2021.
DOSSE, François. O desafio biográfico. Escrever uma vida. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2009.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
FILOSA, Elsa. Motivi anti-tirannide e repubblicani nel De mulieribus claris. Heliotropia, n. 12-13, p. 165-87, 2015-2016.
FRANKLIN, Margaret Ann. Boccaccio’s Heroines: Power and Virtue in Renaissance. Abingdon; New York: Routledge, 2017.
GOUREVITCH, Aaron. Indivíduo in LE GOFF, Jacques, SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Vol. I. Bauru (SP): EDUSC, 2006.
GUIMARÃES, Marcella Lopes. “O gênero biográfico na Baixa Idade Média: cultura e poder” in In: SOUZA, Armênia Maria de; NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa (org.). Cultura, palavra & fé: narrativas & sacralidades no mundo ibérico. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.
GUIMARÃES, Marcella Lopes. As vidas dos trovadores medievais: quem foram esses homens e mulheres que cantaram o amor. Curitiba: Ed. Máquina de escrever, 2021.
LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1995.
PEREIRA, Maria Cristina Correia Leandro. Algumas questões sobre arte e imagens no ocidente medieval. In: SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da; SILVA, Leila Rodrigues da (org.). Atas da VIII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ – Edição Especial. Rio de Janeiro: 2010. p. 1-29. Disponível em: https://www.pem.historia.ufrj.br/arquivo/atas_viiisemana_parte1.pdf. Acesso em: 8 fev. 2022.
RICOEUR, Paul. Sobre a tradução. Tradução e prefácio de Patrícia Lavelle. Belo Horizonte (MG): Editora UFMG, 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa I. A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes: 2010.
RODRÍGUEZ MESA, Francisco José. Due pittrici greche nel De mulieribus claris (I): Tamari. Futhark, n. 13, p. 91-103, 2018.
RODRÍGUEZ MESA, Francisco José. Due pittrici greche nel De mulieribus claris (II): Irene. Futhark, n. 14, p. 181-192, 2019.
SILVA, Leila Rodrigues da. “Monges e literatura hagiográfica no início da Idade Média” in SILVA, Andréia Frazão da, SILVA, Leila Rodrigues da. Mártires, confessores e virgens. O culto aos santos no Ocidente Medieval. Petrópolis: Vozes, 2016.
TEIXEIRA, Igor Salomão. “O intelectual na Idade Média: divergências historiográficas e proposta de análise” in revista Diálogos Mediterrânicos, número 7, 2014. Disponível em < https://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM/article/view/114/135> acesso em 16 de fevereiro de 2023.
VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. Organizacão Luciano Bellosi e Aldo Rossi. Apresentação Giovanni Previtali. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
VASINA, Augusto. Medieval Urban Historiography in Western Europe (1100–1500). In: DELIYANNIS, Deborah Mauskopf (ed.). Historiography in the Middle Ages. Leiden; Boston: Brill, 2003. p. 317-352.
VERGER, Jacques. Homens e saber na Idade Média. Trad. Carlota Boto. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de História Comparada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).