FRONTEIRAS NAS AMÉRICAS: TAMANHO E COMPOSIÇÃO DOS DOMICÍLIOS RURAIS NO OESTE DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX
Resumo
A análise do tamanho e da composição dos domicílios rurais na transição desociedades tradicionais para as modernas é um instrumento de análise muito útil, parase entender as formas e modelos de organização de grupos domésticos das sociedadesdo passado, bem como as possibilidades de sobrevivência, mobilidade social eestratégias de acumulação material. O objetivo deste artigo é comparar o tamanho e acomposição dos domicílios rurais em duas regiões fronteiriças distintas das Américas:o oeste dos Estados Unidos e oeste de São Paulo, Brasil, na primeira metade do séculoXIX. Entende-se como fronteira o estabelecimento das primeiras levas de povoamentodo Noroeste e Sudoeste dos E.U.A, assim como o do Oeste paulista. Os resultadosapresentam-se surpreendentes numa perspectiva comparativa, pois as médias norteamericanasforam significativamente mais altas do que as brasileiras. Foramcomparados domicílios fronteiriços do sul dos Estados Unidos onde havia escravidão eos do norte com os do Oeste paulista. As fontes utilizadas para ambos os países foramos censos manuscritos de população.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).