Bullying escolar: com a palavra, o professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19467

Palavras-chave:

Bullying, Professores, Ambiente escolar

Resumo

Este estudo objetiva caracterizar o bullying pelo discurso de professores do Ensino Fundamental, verificando as causas, quem pratica, quem sofre e o que é necessário para combatê-lo. Participaram 24 docentes de oito escolas públicas da Grande Aracaju-SE. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, investigando o conhecimento, percepção, ocorrência, prática e estratégias quanto ao bullying nas escolas. A análise textual foi realizada pelo programa informático IRAMUTEQ (Classificação Hierárquica Descendente – CHD). Nos discursos dos participantes, percebeu-se a presença da naturalização desse tipo de violência no ambiente escolar, sendo sua prática passível a qualquer estudante, e os alvos geralmente são aqueles cujas características destoam do padrão social. As estratégias apontadas vão de encontro a ações de caráter multidisciplinar que envolvam professores, funcionários, familiares, estudantes e a sociedade.

Biografia do Autor

Igor Henrique Farias Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.


Referências

Adorno, T. W. (1995). Educação e emancipação (W. L. Maar, Trad.). Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Originalmente publicada em 1970).

Adorno, T. W. (1995). Palavras e sinais: Modelos críticos (M. H. Ruschel, Trad.). Petrópolis: Vozes. (Originalmente publicada em 1969).

Almeida, L. S., & Lisboa, C. (2014). Habilidades sociais e bullying: uma revisão

sistemática. Contextos Clínicos, 7(1), 62-75. https://doi.org/10.4013/ctc.2014.71.06

Antunes, D. C., & Zuin, A. A. S. (2008). Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, 20(1), 33-41. https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004

Bandeira, C. M., & Hutz, C. S. (2012). Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional, 16(1), 35-44. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100004

Barreto, Y., Enríquez-Guerrero, C., Pardo-García, J., & Valero, M. A. (2018). Percepción de educadores sobre consumo de sustancias psicoactivas y bullying en un colegio de Bogotá. Revista Hacia la Promoción de la Salud, 23(1), 56-70.

https://doi.org/10.17151/hpsal.2018.23.1.5

Bauman, S., & Del Río, A. (2005). Knowledge and beliefs about bullying in schools: comparing pre-service teachers in the United States and the United Kingdom. School Psychology International, 26(4), 428-442. https://doi.org/10.1177/0143034305059019

Borges, A. K. S., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2018). Bullying e inclusão no ensino fundamental I: ações de professores. Revista Educação Especial, 32, 9-1. https://doi.org/10.5902/1984644431773

Chaves, D. R. L., & Souza, M. R. (2018). Bullying e preconceito: A atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-7. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230019

Costa, M. A. P., Souza, M. A., & Oliveira, V. M. (2012). Obesidade infantil e

bullying: a ótica dos professores. Educação e Pesquisa, 38(3), 653-665.

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000017

Costantini, A. (2004). Bullying, como combatê-lo?: prevenir e enfrentar a violência entre jovens (E. V. de Morais, Trad.). São Paulo: Itália Nova.

Crochick, J. L., & Crochick, N. (2017). Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva. São Paulo: Benjamim.

Crochik, J. L. (2015). Formas de violência escolar: Preconceito e bullying. Movimento, (3), 29-56. https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.270

Cunha, J. M. (2012). O papel moderador de docentes na educação infantil e escolarização acadêmica (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Dellazzana, L. L., Sattler, M. K., & Freitas, L. B. D. L. (2010). A importância da inclusão da família na intervenção contra o bullying. Pensando Famílias, 14(1), 109-120.

Estévez, E., Jiménez, T. I., Musitu, G. (2008). Violence and victimization at school in adolescence. In D. H. Molina (Ed.), School psychology (pp. 79-115). New York: Nova.

Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus.

Fante, C., & Pedra, J. A. (2008). Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed.

Frick, L. T. (2016). Estratégias de prevenção e contenção do Bullying nas escolas: as propostas governamentais e de pesquisa no Brasil e na Espanha (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, São Paulo, SP, Brasil.

Germano, J. W. (2011). Estado militar e educação no Brasil (5a ed.). São Paulo: Cortez.

Giordani, J. P. (2015). Violência escolar: formas de manifestação e fatores associados (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Gonçalves, C. C. (2017). Engajamento e desengajamento moral de docentes em formação diante de situações de bullying envolvendo alvos típicos e provocadores (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Guzzo, R. S. L., & Euzébios Filho, A. (2005). Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos sobre Educação, 4(2), 39-48.

Lindsay, G., Dockrell, J. E., & Mackie, C. (2008). Vulnerability to bullying in children with a history of specific speech and language difficulties. European Journal of Special Needs Education, 23(1), 1-16. https://doi.org/10.1080/08856250701791203

Lins, C. F. M. (2017). Iramuteq: classificação hierárquica descendente. Canal

LEPP-Saúde. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=H9xliY7Zy40

Lisboa, C. S. M., Horta, C. L., Weber, J. L. A., & Almeida, L. (2014). Mitos e fatos sobre bullying. In C. S. M. Lisboa, G. W. Wendt, & J. R. Pureza (Orgs.), Mitos e fatos sobre bullying: Orientações para pais e profissionais (pp. 15-27). Novo Hamburgo: Sinopsys.

Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M., Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo, C. et al. (2010). Bullying in brazilian schools: Results from the National Schoolbased Health Survey (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(2), 3065-3076. https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800011

Martins, J. J., Kampf, R. (2014). Preconceito e repetição: diferentes maneiras de entender o bullying. Curitiba: Positivo.

Mello, F. C. M., Malta, D. C., Santos, M. G., Silva, M. M. A. D., & Silva, M. A. I. (2018). Evolução do relato de sofrer bullying entre escolares brasileiros: Pesquisa nacional de saúde do escolar 2009 a 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 21(supl. 1), 1-14. https://doi.org/10.1590/1980-549720180015.supl.1

Nozi, G. S., & Vitaliano, C. R. (2017). Saberes de professores propícios à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: condições para sua construção. Revista Educação Especial, 30(59), 589-602. https://doi.org/10.5902/1984686X28080

Oliveira, W. A. D., Silva, J. L. D., Braga, I. F., Romualdo, C., Brandão Neto, W., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2019). Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar. Cadernos Saúde Coletiva, 27(2), 158-165. https://doi.org/10.1590/1414-462X201900020478

Olweus, D. (1978).Aggression in the schools: bullies and whipping boys. Washington: Hemisphere.

Olweus, D. (2013). School bullying: Development and some important hallenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9, 751-780. https://doi.org/10.1146/annurevclinpsy-050212-185516

Paula, F. V., & D’Aura-Tardeli, D. (2009). Violência na escola e da escola: desafios contemporâneos à psicologia da educação. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(2), 343-346.

Pereira, B., Silva, M. I., & Nunes, B. (2009). Descrever o bullying na escola: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 455-466.

Ponce, A. (2010). Educação e luta de classes (23a ed., J. S. C. Pereira, Trad.).

São Paulo: Cortez.

Reisen, A., Viana, M. C., & Santos-Neto, E. T. D. (2019). Bullying among adolescents: are the victims also perpetrators? Brazilian Journal of Psychiatry, 41(6), 518-529. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2018-0246

Rose, C. A., Monda-Amaya, L. E., & Espelage, D. L. (2011). Bullying perpetration and victimization in special education: a review of the literature. Remedial and Special Education, 32(2), 114-130. https://doi.org/10.1177/0741932510361247

Silva, J. L., & Bazon, M. R. (2017). Prevenção e enfrentamento do bullying: o papel de professores. Revista Educação Especial, 30(59), 615-628. https://doi.org/10.5902/1984686X28082

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Bazon, M. R., & Cecilio, S. (2014). Bullying: conhecimentos, atitudes e crenças de professores. Psico, 45(2), 147-156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Souza, J. M. (2013). Bullying: uma das faces do preconceito homofóbico entre jovens no contexto escolar (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Souza, J. M. D., Silva, J. P., & Faro, A. (2015). Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 289-297. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192837

Souza, J. M., & Silva, J. P. (2015). Bullying nas escolas: conhecer para intervir. In C. D. M. D. Parente, L. E. L. R. Valle, & M. J. V. M. Mattos (Org.), A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas (pp. 144-158). Porto Alegre: Penso.

Sullivan, K. (2015). The anti-bullying handbook. Oxford: Oxford University.

Trevisol, M. T. C., & Campos, C. A. (2016). Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 275-284. https://doi.org/10.159/2175-353920150202964

Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., Peixoto, E. M., & Williams, L. C. D. A. (2018). Influence of bullying and teacher-student relationship on school engagement: Analysis of an explanatory model. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(4), 411-420. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000400008

VandeBos, G. R. (Org.). (2010). Dicionário de psicologia da APA. Porto Alegre: Artmed.

Ventura, A., Pedrosa Vico, B., & Ventura, R. (2016). Bullying e formação de professores: contributos para um diagnóstico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(93), 990-1012. https://doi.org/10.1590/S0104-403620160004000010

Zequinão, M. A., Medeiros, P., Pereira, B., & Cardoso, F. L. (2016). Bullying

escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa, 42(1), 181-198. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201603138354

Downloads

Publicado

2022-10-04

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original