Bullying escolar: com a palavra, o professor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19467

Palabras clave:

Bullying, Professores, Ambiente escolar

Resumen

Este estudo objetiva caracterizar o bullying pelo discurso de professores do Ensino Fundamental, verificando as causas, quem pratica, quem sofre e o que é necessário para combatê-lo. Participaram 24 docentes de oito escolas públicas da Grande Aracaju-SE. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, investigando o conhecimento, percepção, ocorrência, prática e estratégias quanto ao bullying nas escolas. A análise textual foi realizada pelo programa informático IRAMUTEQ (Classificação Hierárquica Descendente – CHD). Nos discursos dos participantes, percebeu-se a presença da naturalização desse tipo de violência no ambiente escolar, sendo sua prática passível a qualquer estudante, e os alvos geralmente são aqueles cujas características destoam do padrão social. As estratégias apontadas vão de encontro a ações de caráter multidisciplinar que envolvam professores, funcionários, familiares, estudantes e a sociedade.

Biografía del autor/a

Igor Henrique Farias Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.


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Publicado

2022-10-04

Número

Sección

Artículos