Intervenção breve sobre a responsividade de mães aos recém-nascidos hospitalizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19242

Resumo

Este estudo adaptou uma intervenção breve sobre a responsividade materna e avaliou seus efeitos em mães de recém-nascidos hospitalizados para tratamento de sífilis congênita. Participaram 20 díades mãe-bebê recrutadas em um hospital público, que foram distribuídas entre os grupos intervenção e comparação. Na avaliação pré-intervenção foram coletadas informações sociodemográficas e clínicas e a saúde mental materna foi avaliada com o SRQ-20. As díades do grupo intervenção participaram do Programa Doses de Afeto, implementado em uma sala reservada no próprio hospital em seis encontros. Na pós-intervenção, a responsividade materna foi avaliada em uma observação da interação da díade. Os resultados indicaram que as mães do grupo intervenção interpretaram os comportamentos de seus bebês com mais frequência do que as mães do grupo comparação, que, por sua vez, acariciaram e embalaram mais os seus bebês. Discute-se o potencial do programa para aplicações no contexto hospitalar e a necessidade de aprimorá-lo.

Referências

Abramovay, M., Castro, M. G., Pinheiro, L. C., Lima, F. S., & Martinelli, C. C. (2002). Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para as políticas públicas. Brasília: Unesco.

Alvarenga, P., & Cerezo, M. A. (2013). Interação mãe-criança: fidedignidade da versão brasileira. Avaliação Psicológica, 12(3), 307-316.

Alvarenga, P., Cerezo, M. A., Wiese, E., & Piccinini, C. A. (2020). Effects of a short video feedback intervention on enhancing maternal sensitivity and infant development in low-income families. Attachment and Human Development, 22(5), 1-21. https://doi.org/10.1080/14616734.2019.1602660

Barlow, J., Sembi, S., & Underdown, A. (2016). Pilot RCT of the use of video interactive guidance with preterm babies. Journal of Reproductive and Infant Psychology, 34(5), 511-524. https://doi.org/10.1080/02646838.2016.1217404

Barnes-Holmes, D., Hayes, S. C., & Torneke, N. (2010). Learning RFT: an introduction to relational frame theory and its clinical applications. Oakland: Context Press.

Bigelow, A. E. (2001). Discovering self through other: Infants’ preference for social contingency. Bulletin of the Menninger Clinic, 65(3), 335–346. https://doi.org/10.1521/ bumc.65.3.335.19852

Bornstein, M. H., & Manian, N. (2013). Maternal responsiveness and sensitivity re-considered: some is more. Development and Psychopathology, 25(4, Pt. 1), 957-971. https://doi.org/10.1017/S0954579413000308

Bornstein, M. H., Tamis-LeMonda, C. S., Chun-Shin, H., & Haynes, O. M. (2008). Maternal responsiveness to young children at three ages: longitudinal analysis of a multidimensional, modular, and specific parenting construct. Developmental Psychology, 44(3), 867-874. https://doi.org/10.1037/0012-1649.44.3.867

Brunswick, N. (2006). Child maltreatment and insecure attachment: a meta-analysis. Reproductive and Infant Psychology, 24(3), 187-197. https://doi.org/10.1080/02646830600821231

Coutinho, A. M. S. (2011). O corpo e a ação social de bebês na creche. Poiésis, 4(8), 221-233. https://doi.org/10.19177/prppge.v4e82011221-233

Coyne, L., Murrell, A., & Wilson, K. (2009). The joy of parenting: an acceptance and commitment therapy guide to effective parenting in the early years. Richmond: Raicoast Book.

Domingues, S., Devouche, E., Apter, G., & Gratier, M. (2016). The roots of turn-taking in the neonatal period. Infant and Child Development, 25(3), 240-255. https://doi. org/10.1002/icd.1976

Ferreira, T. A. F., Simões, A. S., Ferreira, A. R., & Santos, B. O. S. (2019). What are values in clinical behavior analysis? Perspectives on behavior science. Perspectives on Behavior Science, 43, 1-12. https://doi.org/10.1007/s40614-019-00219-w

Fukkink, R. G. (2008). Video feedback in widescreen: a meta-analysis of family programs. Clinical Psychology Review, 28(6), 904-916. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2008.01.003

Gonçalves, D. M. (2008). Avaliação de desempenho do self-reporting questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cadernos de Saúde Pública, 24(2), 380-390. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200017

Harding, T.W., Arango, M. V., Baltazar, J., Climent, C. E., Ibrahim, H. H. A., Ladrido-Ignacio, L., & Wig, N. H. (1980). Mental disorders in primary health care: a study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychological Medicine, 10(2), 231-241. https://doi.org/10.1017/S0033291700043993

Harris, R. (2009). ACT made simple: an easy-to-read primer on acceptance and commitment therapy. Oakland: New Harbinger.

Hayes, S., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2003). Acceptance and commitment therapy: an experiential approach to behavior change. New York: Guilford.

Helen, I., Smith, L., Lindemann, R., Aarhus, N., Margrethe, N., Haugen, E. et al. (2011). Effect of early intervention on social interaction between mothers and preterm infants at 12 months of age: a randomized controlled trial. Infant Behavior and Development, 34(2), 215-225. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2010.11.004

Hoffenkamp, H. N., Tooten, A., Hall, R. A. S., Braeken, J., & Bakel, H. J. A. (2015). Effectiveness of hospital-based video interaction guidance on parental interactive behavior, bonding and stress after preterm birth: a randomized controlled trial. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 83(2), 416-429. https://doi.org/10.1037/ a0038401

Isabella, R. A., Belsky, J., & von Eye, A. (1989). Origins of infant-mother attachment: an examination of interactional synchrony during the infant’s first year. Developmental Psychology, 25(1), 12-21. https://doi.org/10.1037/0012-1649.25.1.12

Iuri, A., & Sousa, A. (2012). Incidência da sífilis congênita no Brasil e sua relação com a estratégia saúde da família. Revista de Saúde Pública, 46(3), 479-486. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000300010

Jeong, J., Franchett, E. E., Oliveira, C. V. R., Rehmani, K., & Yousafzai, A. K. (2021). Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: a global systematic review and meta-analysis. PLoS Medicine, 18(5), 1-51. https://doi.org/10.1371/journal. pmed.1003602

Kaaresen, P. I., Rønning, J. A., Ulvund, S. E., & Dahl, L. B. (2006). A randomized, controlled trial of the effectiveness of an early-intervention program in reducing parenting stress after preterm birth. Pediatrics, 118(1), e9-e19. https://doi.org/10.1542/ peds.2005-1491

Kennedy, H., Ball, K., & Barlow, J. (2017). How does video interaction guidance contribute to infant and parental mental health and well-being. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 22(3)500–517. https://doi.org/10.1177/1359104517704026

Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa nas ciências humanas. Porto Alegre: Penso.

Lehner, D. C., & Sadler, L. S. (2015). Toddler developmental delays after extensive hospitalization: primary care practitioner guidelines. Pediatric Nursing, 41(5), 236-242.

Luciano, M. C. (2016). Evolución de ACT. Análisis y Modificación de Conducta, 42(165-166), 3-14. https://doi.org/10.33776/amc.v42i165-66.2791.

Mcfadden, K. E., & Tamis-lemonda, C. S. (2006). Maternal responsiveness, intrusiveness, and negativity during play with infants: contextual associations and infant cognitive status in a low-income sample. Infant Mental Health Jornal, 34(1), 80-92. https://doi.org/10.1002/imhj.21376

Newnham, C. A., Milgrom, J., & Skouteris, H. (2009). Effectiveness of a modified mother: infant transaction program on outcomes for preterm infants from 3 to 24 months of age. Infant Behavior and Development, 32, 17-26. https://doi.org/10.1016/j. infbeh.2008.09.004

Piccinini, C. A., Alvarenga, P., & Frizzo, G. B. (2007). A responsividade como foco da análise da interação mãe-bebê e pai-bebê. In Piccinini C. A., & Moura, M. L. S. (Eds.), Observando as interações pais-bebê-criança (pp. 131–153). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Pires, A. C. S., Oliveira, D. D., Morais, G. M. N., & Santos, A. (2014). Ocorrência de sífilis congênita e os principais fatores relacionados aos índices de transmissão da doença no brasil da atualidade: revisão de literatura. Revista Uningá, 19(1), 58-64.

Posada, G., Trumbell, J., Noblega, M., Plata, S., Pena, P., Carbonell, O. A. et al. (2016). Maternal sensitivity and child secure base use in early childhood: studies in different cultural contexts. Child Development, 87(1), 297-311. https://doi.org/10.1111/cdev.12454

Rauh, V. A., Nurcombe, B., Achenbach, T., & Howell, C. (1990). The mother-infant transaction program: the content and implications of an intervention for the mothers of low-birthweight infants. Clinics in Perinatology, 17(1), 31-45. https://doi. org/10.1016/S0095-5108(18)30586-4

Rejane, M., Suélly, E., Brito, V., Cyntya, L., Freire, G., Pedrosa, M. D. M. et al. (2010). Percepção de mulheres com relação à ocorrência de sífilis congênita em seus conceptos. Revista de APS, 13(3), 301-309.

Robson, C. (1993). Real world research. Oxford: Cambridge: Blackwell.

Saccani, R., Valentini, N. C., Pereira, K. R., Muller, A. B., & Gabbard, C. (2013). Associations of biological factors and affordances in the home with infant motor development. Pediatrics International, 55(2), 197-203. https://doi.org/10.1111/ped.12042

Soares, Z. F. (2019). Adaptação de uma intervenção breve sobre a responsividade de mães de bebês hospitalizados (Dissertação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original