Concepções de familiares e agentes escolares sobre a relação família-escola
Resumo
O presente estudo objetivou investigar as concepções de familiares, professores e gestores escolares sobre a relação família-escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram sessenta pais/responsáveis, trinta professores e seis gestoras de seis escolas públicas de Ensino Fundamental I. Para conhecer as concepções dos participantes acerca da relação família-escola foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada destinado aos professores e gestores, e um questionário direcionado aos pais. As entrevistas foram realizadas individualmente e registradas por meio de áudio. Os resultados revelaram contradições e pouca clareza dos grupos pesquisados no que se refere aos seus distintos e inter-relacionados papéis e às formas de participação de ambos nas vivências dos escolares. Aponta-se no estudo a relevância da atuação do psicólogo escolar como um dos profissionais que podem mediar essa relação e promover articulações entre a escola e família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A revista adota a licença CreativeCommons "CC BY", que permite o compartilhamento do conteúdo em qualquer suporte ou formato, para qualquer fim, desde que referenciando a publicação original na Arquivos Brasileiros de Psicologia.
Ao submeterem trabalhos, os autores aceitam os termos dos direitos autorais e da licença adotada pela publicação.