Concepções de familiares e agentes escolares sobre a relação família-escola

Autores

  • Jéssica Andrade de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as concepções de familiares, professores e gestores escolares sobre a relação família-escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram sessenta pais/responsáveis, trinta professores e seis gestoras de seis escolas públicas de Ensino Fundamental I. Para conhecer as concepções dos participantes acerca da relação família-escola foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada destinado aos professores e gestores, e um questionário direcionado aos pais. As entrevistas foram realizadas individualmente e registradas por meio de áudio. Os resultados revelaram contradições e pouca clareza dos grupos pesquisados no que se refere aos seus distintos e inter-relacionados papéis e às formas de participação de ambos nas vivências dos escolares. Aponta-se no estudo a relevância da atuação do psicólogo escolar como um dos profissionais que podem mediar essa relação e promover articulações entre a escola e família.

Biografia do Autor

Jéssica Andrade de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original